Sábado – Pense por si

Lusa

Luanda paralisou hoje entre a fome e o medo

A capital angolana acordou esta terça-feira ainda marcada pela tensão do dia anterior anterior. Bombas de combustível fechadas e protegidas por forças de segurança, táxis encostados junto a barricadas improvisadas com contentores de lixo, e homens armados -- à paisana -- a circular em alguns bairros marcam a paisagem.

Editorial

O Estado da Nação

AD e Chega cumprem uma espécie de ritual de acasalamento político, e a enorme maioria de direita no parlamento, como aqui se previu em tempo, vai ganhando forma e conteúdo como suporte da governação.

Uma tragédia para a Democracia

Os EUA baixaram de 76% para 45% nas visões positivas que o resto do mundo tem sobre o país de Trump. Mais de quatro quintos dos países têm opinião negativa sobre os Estados Unidos de hoje (Índice de Perceção da Democracia). A “estratégia do caos” está a causar danos ainda mais rápidos do que muitos previram.

Bruno Faria Lopes

A rua ainda conta nas campanhas eleitorais? Sim, como cenário para as TVs

Marcelo Rebelo de Sousa diz à SÁBADO que esta será a campanha "em que a rua tem menos significado" e quer mais empenho dos partidos em ações de proximidade com os eleitores. A rua já não conta para mobilizar multidões, como no passado, mas continua a ser crucial noutro tabuleiro: a narrativa que passa nas televisões.

Ângela Marques

Atenção: estes pratos estão quentes

Eis as melhores novidades gastronómicas acabadas de sair do forno, do tacho e da grelha, diretamente para novos restaurantes e ementas renovadas de norte a sul do País.

Editorial

O ano que foi e o que aí vem

Nesta viragem de ano renovamos consigo o compromisso de manter a qualidade do nosso jornalismo, desejando também que em 2025 estejamos cada vez mais próximos daqueles para quem trabalhamos sete dias por semana: os nossos leitores e assinantes.

Débora Calheiros Lourenço

Vinícius, o melhor do mundo: jogava descalço, é alvo de racismo e ganha €20 milhões

Depois de perder a Bola de Ouro para Rodri, agora ganhou o The Best. Ao receber o prémio, Vinícius emocionou-se e lembrou as suas origens, a jogar na rua. O avançado do Real Madrid, que já foi várias vezes vítima de racismo, só tem 24 anos e já foi duas vezes decisivo na final da Liga dos Campeões, recebendo por ano um salário milionário.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)