Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
16 de setembro de 2025 às 23:00

Tempo da flotilha

Montenegro e Rangel ignoram, de forma conveniente, que o dever primordial de qualquer Estado democrático é proteger a vida e a integridade física dos seus cidadãos

Há vários meses que praticamente todos os meus dias de semana começam com a escuta do programa de jornalismo independente Democracy Now, que muito recomendo. Nele, ouço investigações e entrevistas com muita qualidade sobre temas relacionados com direitos humanos e justiça social em vários pontos do globo. Como seria expectável, Gaza é um tema constante. São detalhados e frequentes os relatos sobre a gravíssima crise humanitária que se agrava a cada dia e é com rigor que são expostas as acusações de crimes de guerra cometidos por Israel, como o desvio de ajuda humanitária que nunca chega a quem mais precisa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.