Sábado – Pense por si

Só em três processos os supermercados levaram 358 milhões em multas. Faltam mais 13

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 04 de novembro de 2021 às 20:00

A multa à Super Bock e a vários supermercados foi o terceiro passo de uma investigação inédita da Autoridade da Concorrência à viciação de preços. Modelo Continente e Pingo Doce lideram multas. Há mais oito acusações feitas e processos a caminho. E pode não ficar por aqui.

As principais cadeias de supermercados em Portugal foram multadas em mais de 358 milhões de euros em três processos decididos nos últimos 11 meses pela Autoridade da Concorrência (AdC), um valor recorde que ainda tenderá a aumentar muito nos próximos meses. Estas três decisões condenatórias já conhecidas – a última das quaisesta semana– fazem parte de um inédito megaprocesso de investigação que o regulador da concorrência partiu em processos diferentes: há mais oito notas de acusação já emitidas (que irão resultar em multa) a supermercados e a fornecedores e pelo menos mais cinco processos em curso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.