Sábado – Pense por si

David contra os Golias: Ações legais visam gigantes que lesaram consumidores

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 08 de maio de 2021 às 18:00

Como uma nova e pequena associação de consumidores, criada no meio académico, arranjou armas para responsabilizar gigantes empresariais por práticas que lesam os clientes.

No final do ano passado, uma pequena associação portuguesa de defesa dos consumidores lançou duas grandes ações de 400 milhões de euros contra dois grupos conhecidos: a empresa de bebidas Super Bock e a multinacional de cartões de crédito Mastercard. Se essas ações vencerem é provável que o leitor possa levantar 40 euros de indemnização em cada uma, mesmo que não tenha pedido para ser representado – e que não possa fazer prova de que foi lesado por uma destas empresas. A associação chama-se Ius Omnibus (Justiça para Todos), foi fundada por académicos e advogados, e o seu surgimento nesta altura não é um acaso.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.