Sábado – Pense por si

David contra os Golias: Ações legais visam gigantes que lesaram consumidores

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 08 de maio de 2021 às 18:00

Como uma nova e pequena associação de consumidores, criada no meio académico, arranjou armas para responsabilizar gigantes empresariais por práticas que lesam os clientes.

No final do ano passado, uma pequena associação portuguesa de defesa dos consumidores lançou duas grandes ações de 400 milhões de euros contra dois grupos conhecidos: a empresa de bebidas Super Bock e a multinacional de cartões de crédito Mastercard. Se essas ações vencerem é provável que o leitor possa levantar 40 euros de indemnização em cada uma, mesmo que não tenha pedido para ser representado – e que não possa fazer prova de que foi lesado por uma destas empresas. A associação chama-se Ius Omnibus (Justiça para Todos), foi fundada por académicos e advogados, e o seu surgimento nesta altura não é um acaso.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.