Sábado – Pense por si

Três chaves para compreender o Orçamento do Estado para 2025

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 10 de outubro de 2024 às 20:53

O crescimento económico é a chave principal para perceber de onde vem o dinheiro para abrir um pouco os cordões do erário público e manter, ao mesmo tempo, um excedente orçamental modesto. Joaquim Miranda Sarmento confirma estratégia política da AD: estado dos serviços públicos, carga fiscal alta e execução das verbas do PRR não permitem excedentes muito altos.  

O Governo apresentou esta quinta-feira a suaproposta de Orçamento do Estado para 2025(OE2025), que aponta a um excedente ligeiro das contas públicas e ao uso da margem dada pelo crescimento económico para medidas novas do lado da despesa e da receita - de alívios no IRS a aumentos na Função Pública. O crescimento económico é a chave principal para perceber de onde vem a margem para abrir um pouco os cordões à bolsa e manter ao mesmo tempo, um excedente. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.