O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou esta segunda que Portugal reconhece e apoia a legitimidade de Juan Guaidó como Presidente da Venezuela.
OPCPcondenou esta segunda-feira o reconhecimento peloGovernoportuguês deJuan Guaidócomo Presidente interino da Venezuela, considerando que não é com este alinhamento que se defendem os interesses do povo venezuelano nem da comunidade portuguesa.
"O PCP condena o 'reconhecimento' e apoio anunciado pelo Governo do PS, com o apoio do PSD e CDS, ao 'presidente' fantoche nomeado pela administração Trump para a Venezuela, que contou com o apoio imediato de Bolsonaro", refere o PCP em comunicado.
Para os comunistas portugueses, este apoio revela "uma intolerável afronta à soberania e independência da República Bolivariana daVenezuela, ao povo venezuelano, à Carta das Nações Unidas e ao Direito Internacional".
O PCP defende que não é com "o alinhamento com aqueles que são responsáveis por tentativas de golpes de Estado, violência e terrorismo, sanções e bloqueio económico, confiscação ilegal de bens e recursos financeiros da Venezuela ou por provocações junto à sua fronteira a coberto de uma dita 'ajuda humanitária', assim como com a ameaça de intervenção militar reafirmada por Trump, que se defenderão os interesses do povo venezuelano e do povo português, incluindo da comunidade portuguesa naquele país".
Os comunistas entendem ainda que esta decisão desrespeita a Constituição da República Portuguesa.
"Ao arrepio dos interesses do país e do povo português, o Governo PS opta pelo apoio aberto à operação golpista contra a Venezuela, tornando-se assim co-responsável pela atual escalada de agressão levada a cabo pelos EUA, apoiada pela UE [União Europeia], e pelas suas graves e perigosas consequências para o povo venezuelano e a comunidade portuguesa que vive naquele país", reiteram.
Venezuela: PCP condena Governo português pelo reconhecimento de Juan Guaidó
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.