Sábado – Pense por si

Trabalhadores da restauração vão ter aumentos de 6,7%

29 de agosto de 2018 às 21:41
As mais lidas

A medida acontece ao abrigo de um acordo entre a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo e Restauração e a associação patronal AHRESP.

Os trabalhadores da restauração vão ter aumentos salariais de 6,7% ao abrigo de um acordo entre a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo e Restauração (FESAHT) e a associação patronal AHRESP, foi esta quarta-feira anunciado.

Relatório do Governo defende regresso do IVA na restauração aos 13%
Relatório do Governo defende regresso do IVA na restauração aos 13%

O acordo de revisão do contrato colectivo de trabalho (CCT) para a área da restauração e bebidas foi assinado na terça-feira e prevê ainda aumentos de 2% para as restantes matérias pecuniárias.

Francisco Figueiredo, dirigente da FESAHT, disse à agência Lusa que vão ser abrangidos pelo acordo mais de 200 mil trabalhadores, que vão receber o aumento com retroactivos a Janeiro.

"Com esta revisão, e depois de ter assinado [acordos] com as associações patronais APHORT [Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo] e AIHSA [Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve], fica coberto todo o sector da restauração a nível nacional com contratação colectiva, designadamente restaurantes, cafés, pastelaria, confeitarias e similares", afirmou o sindicalista.

Segundo o dirigente sindical, os salários dos trabalhadores do sector, onde estão incluídas as categorias profissionais de empregado de bar, balcão, mesa, 'self-service' e 'snack' bar, variam entre os 610 euros e os 670 euros, a que são acrescentadas as diuturnidades por antiguidade.

Francisco Figueiredo disse ainda que a FESAHT pretende iniciar novas negociações em Setembro com a AHRESP, com o objectivo de rever todo o clausulado do CCT, que é de 2012, no sentido de criar melhores condições de trabalho, para fixar os trabalhadores no sector.

Entretanto, a federação sindical vai prosseguir as negociações com a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal para o sector do alojamento e cantinas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.