
Os objetos abandonados por turistas
Deixam eletrodomésticos, asas de anjo, até brinquedos sexuais nos alojamentos locais e hotéis. A pressa e as limitações de bagagens nos voos são alguns dos motivos.
Deixam eletrodomésticos, asas de anjo, até brinquedos sexuais nos alojamentos locais e hotéis. A pressa e as limitações de bagagens nos voos são alguns dos motivos.
"As ruas de restaurantes, habitualmente, aos fins de semana, pela noite dentro, estavam com clientes e hoje aquilo a que assistimos é que essa experiência é muito mais curta", apontou a PRO.VAR.
Operação Esplanada Segura II decorreu de norte a sul do país e suspendeu ainda a atividade de duas lojas no concelho do Porto.
Os presidentes da APHORT e da PRO.VAR apontam que os clientes habituais têm ajudado os restaurantes. Tudo fica mais difícil para quem vivia do turismo.
O "Grande Confinamento", como lhe chamou o FMI, levou à previsão sem precedentes de uma queda de 3% da economia mundial. Quais foram os pontos essenciais da quebra da atividade económica em Portugal?
O setor da hotelaria teve de encerrar portas desde março por causa da pandemia da covid-19 e apenas algumas unidades hoteleiras estão abertas a alojar profissionais de saúde e doentes recuperados da doença.
O novo coronavírus já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo. Em Portugal há 112 casos confirmados.
A taxa turística no Porto, de dois euros por dormida, é aplicada desde 1 de março de 2018 a todos os hóspedes maiores de 13 anos até um máximo de sete noites consecutivas.
O projecto "Embrulha", que incentiva os restaurantes do Porto a disponibilizarem aos clientes embalagens biodegradáveis para levarem para casa o que ficou na travessa, já permitiu o reaproveitamento de mais de oito toneladas de alimentos. Iniciativa chega agora a Matosinhos.
A medida acontece ao abrigo de um acordo entre a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo e Restauração e a associação patronal AHRESP.
A construção civil vive hoje em Portugal um cenário com horizontes que fazem temer pelo seu futuro, diz o presidente do Sindicato de Construção de Portugal.
Associação defende a proibição de fumar em todos os estabelecimentos.
Desafiaram o Governo a implementar uma "política antitabágica de estabelecimentos 100% sem fumo".
A associação patronal dos hotéis, cafés e restaurantes (Aphort) apresentou aos deputados da Assembleia da República uma proposta que visa a regulamentação dos chamados empregos de Verão dos jovens, para acabar com "as situações de precariedade" que "desprotegem quem trabalha".
A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) rejeita uma taxa turística que, limitada ao alojamento, "aproxima-se de um imposto sobre o consumo", propondo, em alternativa, que "os municípios devem ter uma participação na receita do IVA".
Só Fátima é que tem valores mais altos.