Sábado – Pense por si

Bombeiros e GNR de Montalegre resgataram casal que ficou perdido no Gerês

29 de agosto de 2018 às 22:26
As mais lidas

O alerta foi dado pelas 19h00 e para o local foram mobilizados 12 operacionais, com três viaturas, dos bombeiros de Montalegre e da GNR.

Os bombeiros de Montalegre e a GNR resgataram esta noite um casal que se perdeu perto da cascata de Pitões das Júnias, no Parque Nacional da Peneda Gerês, disse fonte dos voluntários.

O alerta foi dado pelas 19h00 e para o local foram mobilizados 12 operacionais, com três viaturas, dos bombeiros de Montalegre e da GNR.

O segundo comandante da corporação de Montalegre, Miguel Monteiro, disse à agência Lusa que o casal estava a efectuar uma caminhada e acabou por se perder no meio da vegetação, na zona da cascata de Pitões.

Através do telemóvel conseguiram dar as coordenadas da sua localização e foram, segundo o responsável, facilmente localizados e encaminhados para a residencial onde estão instalados.

A operação demorou cerca de duas horas.

Esta madrugada, também os bombeiros de Salto, também no concelho de Montalegre, resgataram dois jovens, de 22 anos e 24 anos, que entraram por uma estrada florestal, no Parque Nacional da Peneda Gerês, e ficaram com a viatura imobilizada e perdidos.

De acordo com Hernâni Carvalho, comandante dos bombeiros de Salto, concelho de Montalegre, o casal andava a fazer um passeio de carro pelo Gerês e entrou num estradão florestal.

O alerta foi dado às 22h35 de terça-feira para a freguesia de Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro.

Depois de localizados, os bombeiros acompanharam os jovens e ajudaram a colocar a viatura em segurança, na estrada de alcatrão.

O casal entrou por uma zona de acesso vedado a veículos, pelo que acabaram por ser identificados e autuados pela GNR, que esteve no local através de elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro.

Esta operação foi dada como concluída pelas 02:00 de hoje.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.