Os três diplomas em causa foram aprovados pela oposição, contra a vontade do Governo. Tribunal Constitucional entende que medida "implicava, em parte, um aumento de despesas no corrente ano económico".
O Tribunal Constitucional entendeu que os apoios sociais aprovados no Parlamento com os votos favoráveis da oposição são inconstitucionais. A declaração foi feita esta quarta-feira em comunicado.
Tribunal ConstitucionalDireitos Reservados
A oposição aprovou três diplomas no âmbito da pandemia, contra a vontade do Governo, que incluíam o apoio excecional à família, o apoio em caso de suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais e o apoio pela redução forçada das atividades económicas fruto das regras de confinamento impostas. Depois da votação, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou os três diplomas.
Quando este pacote de apoios sociais foi aprovado no Parlamento, António Costa avisou que o mesmo não cumpria as regras estabelecidas, já que esta aprovação implicava um aumento da despesa prevista. Na altura, o primeiro-ministro pediu urgência ao Tribunal Constitucional para avaliar.
O Tribunal Constitucional deu assim razão a António Costa, explicando que as medidas implicavam, "em parte, um aumento de despesas no corrente ano económico". "Esta decisão foi aprovada por unanimidade dos juízes do Tribunal em exercício de funções", acrescentou o TC.
No final de maio, António Costa assinalou que "lei é lei e a Constituição é a lei suprema". E contrariou Marcelo: "Apesar do esforço do senhor Presidente da República, subsistem questões por resolver. É perigoso que se forme um precedente que abra a porta a que a prática parlamentar passe a ser de constante desfiguração do Orçamento do Estado".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esquecemo-nos muitas vezes de que, para usarmos ferramentas de inteligência artificial, precisamos, na generalidade das situações e plataformas, de ser capazes de produzir um conjunto de instruções detalhadamente objetivas para conduzir o processo.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?