Sábado – Pense por si

TAP: “Não faz sentido atribuir prémios a uma gestora que foi demitida”

Sobre o pagamento do bónus a Christine Ourmières-Widener, o presidente da comissão de vencimentos da TAP defende que “não faz sentido atribuir prémios a uma gestora que foi demitida e não tem contrato de gestão em vigor”.

O presidente da comissão de vencimentos da TAP, Tiago Aires Mateus, prefere não tecer comentários jurídicos sobre o pagamento de bónus a Christine Ourmières-Widener, antiga CEO da transportadora aérea, demitida pelo Governo a 6 de março. Mas, na sua visão pessoal, defende que "não faz sentido atribuir prémios a uma gestora  que foi demitida e não tem contrato de gestão em vigor", referiu o responsável, que está a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está a decorrer esta quarta-feira. 

Tiago Aires Mateus e Sousa (TAP)
Tiago Aires Mateus e Sousa (TAP)

O contrato da antiga CEO prevê a atribuição de prémios consoante o cumprimento de determinados objetivos do plano de reestruturação em curso. E a gestora conseguiu antecipar em três anos a empresa alcançar lucros.

No entanto, o Estatuto do Gestor Público obriga a que os contratos de gestão sejam celebrados no prazo de 90 dias após a designação dos administradores das empresas do Estado, o que não acontece com a administração da TAP. E pode invalidar o pagmento de prémios.

No início de fevereiro, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, garantiu que "o Estado é pessoa de bem" e vai cumprir o que foi acordado relativamente ao bónus da  então presidente da TAP, caso o processo de reestruturação da companhia fosse bem sucedido.

Sobre o processo da indemnização de 500 mil a Alexandra Reis, esclareceu que a comissão de vencimentos "não se pronunciou, nem tem de se pronunciar" sobre o caso.  

Tiago Aires Mateus  garantiu ainda que só teve conhecimento dos factos relacionados com a polémica indemnização "através dos jornais".


(Notícia atualizada às 20h46)

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.