NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Fonte do sindicato disse à Lusa que este prémio, de 475 euros, "só é atribuído a uma parte dos trabalhadores e depende de vários critérios, incluindo a assiduidade".
"O que nós queremos é que aumentem os salários, porque há trabalhadores que só ganham perto de 650 euros por mês", referiu a mesma fonte.
Em causa está a informação divulgada hoje pelo grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce, de que decidiu aumentar em 6% o prémio anual dos colaboradores das lojas e logística, num total de 38 milhões de euros, cerca de 10% dos lucros de 2018, medida que abrange 80% dos colaboradores.
Em comunicado, a empresa referiu que "decidiu aumentar para o montante de 475 euros o prémio anual através do qual partilha com os colaboradores do grupo, sobretudo das operações (lojas e logística), a satisfação com os resultados atingidos em 2018".
O prémio individual, cujo montante é igual nos três mercados onde opera - Portugal, Polónia e Colômbia - "abrange cerca de 80% dos colaboradores e corresponde a um montante global de 38 milhões de euros, equivalente a aproximadamente 10% dos resultados líquidos consolidados alcançados no ano passado", acrescentou.
O CESP indicou ainda que estavam a ser preparadas ações para 1.º de Maio, que podem passar por piquetes de greve à porta dos supermercados portugueses, em contestação, entre outras coisas, pelo seu funcionamento neste dia, que até há poucos anos implicava o encerramento das unidades comerciais.
Num comunicado enviado hoje, a dar conta da alegada transferência de trabalhadores de uma unidade do Pingo Doce em Lisboa depois de uma greve, o sindicato criticou "o comportamento" do grupo, que "só vem confirmar aquilo que o CESP já diz há muito tempo, a empresa não valoriza nem respeita os trabalhadores, aqueles que fazem com que tenha milhões e milhões de lucros por ano".
Sindicato diz que trabalhadores do Pingo Doce "querem é aumentos" salariais
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.