Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Como os supermercados ganham muitos milhões

A inflação mais alta dos últimos 30 anos não travou os lucros dos maiores supermercados em Portugal. O segredo não está apenas em vender muito, mas também na relação de poder com os fornecedores e na negociação de contratos. Já cercado por um megaprocesso da Autoridade da Concorrência, o setor arrisca agora pagar mais impostos.

Trabalhadores da EMEL em greve por aumento salariais

Trabalhadores pedem aumento de 90 euros, atribuição de diuturnidades no valor de 40 euros, subsídio de penosidade de 80 euros e aumento do subsídio de refeição para 8,5 euros/dia. Os trabalhadores reivindicam também 25 dias úteis de férias e dispensa no dia de aniversário.

Margarida Davim

Não tenho vaga na creche. E agora?

Há uma licença que quase ninguém conhece, para quem precisa de ficar em casa a tratar dos filhos e a possibilidade de ficar em teletrabalho.

Covid-19: Trabalhadores da EMEL contra alteração das condições de trabalho

Em causa está a decisão da EMEL de "transferir os trabalhadores de locais de trabalho onde têm balneários e cacifos para cabines de parques de estacionamento", obrigando os trabalhadores a virem fardados de casa e a ficarem responsáveis pelo material que usam para trabalhar diariamente fora do seu horário de trabalho.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30