NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
António José Seguro vai ficar com o título que até agora pertencia a Mário Soares.
António José Seguro vai ser o presidente eleito com maior votação de sempre. Ao início da noite era quase certo que Seguro teria pelo menos 67% dos votos e que se tornaria o Presidente eleito com maior percentagem no primeiro mandato, ultrapassando António Ramalho Eanes, que até esta noite tinha sido o único a ser eleito com uma percentagem acima dos 60% no seu primeiro mandato. Em 1976 o primeiro presidente democraticamente eleito após a Revolução de 25 de Abril de 1974 conseguiu 61,59% dos votos. Seguro bateu, por larga margem, essa percentagem.
Sondagem indica Seguro como possível Presidente nas eleições de 2026Lusa
Com o contar dos votos Seguro bateu um recorde ainda mais impressionante: o socialista tem agora o maior número de votos num só candidato de qualquer eleição presidencial. Este recorde era detido por Mário Soares que conseguiu, no seu segundo mandato, em 1991, 70,35% dos votos. E apesar de Seguro ainda não ter chegado aos 70% - é difícil que o vá conseguir ultrapassar o socialista em percentagem - ultrapassou, pelas 22h10, os 3.459.521 votos conseguidos por Soares. Pelas 22h10 António José Seguro atingiu a marca dos 3.467.904 votos.
Vale a pena referir que quando Soares venceu estavam recenseados apenas 8.202.212 de eleitores, tendo votado 5.098.768, enquanto nestas eleições estavam registados 10.883.798 eleitores, ou seja, mais 2.681.586 do que nas eleições de há 20 anos. É ainda de ressalvar que Soares conseguiu a votação expressiva apesar de haver três outros candidatos: Basílio Horta (candidato apoiado pelo CDS), Carlos Carvalhas (apoiado pelo PCP) e Carlos Marques (que tinha o apoio da UDP).
Em 2016 Marcelo Rebelo de Sousa teve 52% dos votos.
Siga aqui a segunda volta das presidenciais ao minuto.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.