Sábado – Pense por si

Rui Rocha avança com queixa contra ativistas que atiraram com pó verde

Luana Augusto
Luana Augusto 21 de maio de 2025 às 19:38
As mais lidas

Informação foi avançada pelo próprio através das suas redes sociais.

O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, disse esta quarta-feira que avançou com uma queixa contra os ativistas que lhe atiraram com pó verde durante uma ação de campanha. A informação foi transmitida através das suas redes sociais.

Rui Rocha atingido com tinta verde durante comício em Lisboa
Rui Rocha atingido com tinta verde durante comício em Lisboa

"Assinei hoje a queixa contra os autores do ato de vandalismo que me foi dirigido durante a campanha eleitoral por supostos ativistas do clima", escreveu.

No X, Rui Rocha aproveitou ainda para denunciar este tipo de episódios, que considera serem "ataques à liberdade política". "Não podem ficar impunes e todos temos a responsabilidade de a defender."

Tudo aconteceu a 11 de maio, durante um comício da Iniciativa Liberal, em Lisboa. Na altura, Rui Rocha preparava-se para discursar quando foi abordado por dois ativistas que subiram ao palco e seguravam um cartaz onde se lia: "Para a nossa espécie não ficar extinta, fim ao fóssil 2030". O presidente da IL ainda os cumprimentou e ambos trocaram umas palavras, mas um deles acabou por atirar com tinta verde. Os ativistas foram, de imediato, retirados dos palco.

Recentemente soube-se que o fato de Rui Rocha seria leiloado por um valor mínimo de €150 e que o mesmo seria doado à Associação Acreditar, que apoia crianças e jovens com cancro. O valor de referência do fato está fixado nos €500.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro