Rui Rocha estava a meio do seu discurso durante o comício de Lisboa, quando dois jovens subiram ao palco, um deles com um cartaz em que se lia "para a nossa espécie não ficar extinta, fim ao fóssil 2030".
O líder da IL, Rui Rocha, foi este domingo atingido com pó de tinta verde durante um comício em Lisboa, por dois ativistas que apareceram no palco onde discursavam com um cartaz contra os combustíveis fósseis.
Rui Rocha tinta TIAGO PETINGA/LUSA
Rui Rocha estava a meio do seu discurso durante o comício de Lisboa, quando dois jovens subiram ao palco, um deles com um cartaz em que se lia "para a nossa espécie não ficar extinta, fim ao fóssil 2030".
Após terem trocado umas palavras, e Rui Rocha ter cumprimentado os dois ativistas, o outro jovem, com uma garrafa de 'spray', atirou tinta verde contra a cara e o dorso de Rui Rocha, tendo depois ambos sido retirados do palco pela equipa da IL.
Rocha reagiu ao incidente afirmando que todos têm o direito a falar, retirando o 'blazer', mas continuando a discursar com a cara coberta por tinta verde.
"Esta é a casa da liberdade, onde todos direito a falar, mas nós também temos direito a falar e a ter as nossas escolhas. Esta é a casa da liberdade", disse, quando os dois ativistas foram retirados do palco.
Os jovens tinham interrompido Rui Rocha precisamente numa altura em que o líder da IL contava à plateia a sua história de vida e frisava que tinha sempre crescido no trabalho por mérito e com reconhecimento pela sua "competência, rigor e integridade".
Após ser atingido com tinta, o líder da IL recuperou a parte onde estava no seu discurso para afirmar que tinha crescido no seu trabalho "contra tudo e contra todos".
"E estes que aqui apareceram nem sequer são os mais pesados, tive muitas mais contrariedades na minha vida que venci", afirmou, perante o aplauso dos membros da IL.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.