Sábado – Pense por si

Rui Moreira quer o Porto fora da Associação Nacional de Municípios

Diogo Barreto
Diogo Barreto 12 de abril de 2022 às 08:43
As mais lidas

O autarca do Porto acusa os representante dos municípios de não ouvir as câmaras e de ser conivente com "as medidas adotadas pela administração central".

Cofina Media

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai propor a saída da autarquia da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

De acordo com o presidente da câmara do Porto, a ANMP não ouve os autarcas e adotou "uma  postura de cumplicidade e total conivência com as medidas adotadas pela administração central" no âmbito do processo de descentralização", refere o Jornal de Notícias, citando um documento interno.

Na origem da proposta está "o total fracasso da ANMP em desempenhar as funções que lhe estão estatutariamente atribuídas". Após a cimeira sobre a descentralização, realizada em março de 2018 em Sintra, a proposta apresentada ao Governo pelas duas áreas metropolitanas (Lisboa e Porto) não teve efeitos, segundo o presidente da Câmara do Porto, citado pelo JN.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.