Sábado – Pense por si

Rio anuncia que PSD vai apresentar projecto próprio de Lei de Bases da Saúde

Não é preciso fazer "nenhuma revolução" em relação ao diploma actual da Lei de Bases da Saúde, considera líder do PSD.

O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou que o partido vai apresentar um projecto próprio de Lei de Bases da Saúde, considerando que não é preciso fazer "nenhuma revolução" em relação ao diploma actual.

Na intervenção no jantar de Natal do grupo parlamentar do PSD, Rui Rio acusou o actual Governo de ter "piorado substancialmente o Serviço Nacional de Saúde" (SNS) em três anos de governação.

"Mais importante de que se é mais público ou privado ou mais social, é que se sirva as pessoas e ao preço o mais económico que se consiga. O que temos é de cumprir a Constituição: as pessoas terem acesso ao SNS e de forma tendencialmente gratuita. E por isso o PSD vai também apresentar o seu projecto de lei relativamente à Lei de Bases da Saúde", anunciou.

Para o líder social-democrata, "não é preciso fazer nenhuma revolução ao que é a lei actual".

"É preciso modernizar a lei actual e adaptá-la às circunstâncias atuais", disse, recordando que o actual diploma tem 28 anos.

O Governo apresentou na semana passada a sua proposta de Lei de Bases da Saúde. PCP e BE também já apresentaram projectos e o CDS-PP também já anunciou a intenção de o fazer.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.