Sábado – Pense por si

Queixas por discriminação racial aumentaram 50% em 2020

Lusa 19 de março de 2021 às 17:35
As mais lidas

Foram apresentadas na CICDR um total de 655 queixas por práticas discriminatórias "em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem".

As queixas por discriminação racial apresentadas na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) aumentaram 50% no ano passado face a 2019, anunciou hoje a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

"Registou-se neste período de pandemia um aumento de 50% de queixas ou denúncias", disse Rosa Monteiro na apresentação do Plano de Prevenção de Manifestação de Discriminação nas Forças de Segurança.

Segundo a secretária de Estado, em 2020 foram apresentadas na CICDR um total de 655 queixas por práticas discriminatórias "em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem".

Rosa Monteiro salientou que este aumento de queixas tem sido uma tendência nos últimos sete anos, sendo "demonstrativa da maior literacia de direitos e também de uma maior confiança nesta comissão, cuja atuação foi reforçada em 2017".

No entanto, sustentou, estes números "continuam a não ser representativos" e são "conhecidas as baixas taxas de denúncias".

"Infelizmente são muitas as situações de discriminação que permanecem invisíveis", afirmou.

Como exemplos, referiu a vizinha de uma cidadã chinesa que sempre que a ouvia a chegar ou a sair de casa lhe chamava ‘o vírus da china’, os anúncios de arrendamentos de casas só para portugueses, perseguições em supermercados de pessoas ciganas ou afrodescendentes, escaladas de discursos de ódios e de falsas notícias nas redes sociais contra pessoas ciganas e muitos registos de injúrias utilizando expressão ‘vai para a tua terra’.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.