Ireneu Cabral Barreto foi empossado como representante da República da região da Madeira e Pedro Catarino como representante da região dos Açores.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu hoje posse aos representantes da República para os Açores e para a Madeira e a quatro conselheiros de Estado nomeados no início deste seu segundo mandato.
Marcelo Rebelo de Sousa - tomada de posse de representantes da República e quatro conselheiros de EstadoLusa
Esta informação foi divulgada através de duas notas no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
De acordo com uma das notas, o chefe de Estado "conferiu posse, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, ao representante da República para a Região Autónoma dos Açores, embaixador Pedro Catarino e ao representante da República para a Região Autónoma da Madeira, juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto" - que em 09 de março foram reconduzidos para novos mandatos com a mesma duração do mandato presidencial.
Noutra nota, lê-se que também "conferiu posse, no Palácio de Belém, a quatro dos cinco membros do Conselho de Estado, por si designados, pelo período correspondente à duração do seu mandato": António Lobo Xavier, Lídia Jorge, Luís Marques Mendes e Leonor Beleza.
Apenas António Damásio, que reside nos Estados Unidos da América, não tomou hoje posse.
Quando iniciou o seu segundo mandato, em 09 de março, Marcelo Rebelo de Sousa nomeou a escritora Lídia Jorge como conselheira de Estado e renomeou os conselheiros que tinha designado no seu anterior mandato - que depois da morte de Eduardo Lourenço, no final do ano passado, passaram a ser apenas quatro.
Hoje realiza-se a primeira reunião do Conselho de Estado deste segundo mandato presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, que teve início pelas 15:00, por videoconferência, com a participação do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.
De acordo com a Constituição, o Conselho de Estado, órgão político de consulta presidencial, é composto por cinco cidadãos designados pelo Presidente da República pelo período correspondente à duração do seu mandato, e também por cinco eleitos pela Assembleia da República pelo período correspondente ao da legislatura, além dos membros por inerência.
Relativamente aos representantes da República, a Constituição estabelece que compete ao Presidente da República "nomear e exonerar, ouvido o Governo, os representantes da República para as regiões autónomas".
Tanto Ireneu Barreto como Pedro Catarino assumiram o cargo de representante da República em 2011, nomeados pelo anterior chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, no início do seu segundo mandato de cinco anos.
Em 2016, quando iniciou funções como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa reconduziu os dois representantes da República nas regiões autónomas.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.