Sábado – Pense por si

Israel. Quando elas estão em Portugal e eles na guerra

Raquel Lito
Raquel Lito 23 de outubro de 2023 às 08:00

A israelita Y. conta à SÁBADO como é ter os dois irmãos em frentes de combate, a norte e a sul de Israel. Desde o primeiro dia do massacre, a vida de Isabel nunca mais foi a mesma: veio num voo de resgate para Portugal, com o filho de 5 anos, mas o marido ficou lá, numa unidade militar, perto da Faixa de Gaza.

A viver em Portugal há ano e meio, a israelita Y. (prefere só divulgar a inicial do nome por questões de segurança) recupera as fotografias do verão passado quando os pais vieram de Israel para visitá-la. No álbum de família (natural de Jerusalém) mostram-se radiantes durante a visita. Nada fazia prever que o conflito israelo-palestiniano voltaria a ter uma escalada e que tão depressa não iria ver os dois irmãos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.