Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado". Já o aviso amarelo aplica-se em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou cinco distritos do sul do País com aviso laranja durante este domingo, devido à passagem da depressão Bernard, alertando para precipitação por vezes forte.
ESTELA SILVA/LUSA
De acordo com o IPMA, para Évora prevê-se, entre as 12h e as 18h de hoje "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes".
Em Faro, o aviso está em vigor entre as 09h e as 18h, abrangendo ainda a agitação marítima e o vento, que pode registar rajadas até 100 quilómetros por hora.
Para Setúbal, um aviso semelhante mantém-se entre as 10h e as 16h, sendo que para Beja, o alerta está em vigor entre as 09h e as 18h.
Portalegre está com aviso laranja entre as 12h e as 18h.
O IPMA emitiu ainda avisos amarelos para Santarém, Lisboa e Castelo Branco por causa da precipitação.
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado". Já o aviso amarelo aplica-se em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.