De acordo com o IPMA, prevê-se para o Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga "aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do país com aviso amarelo esta madrugada, alertando para precipitação por vezes forte.
ESTELA SILVA/LUSA
De acordo com o IPMA, prevê-se para o Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, até às 06:00 de hoje, "aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento".
Em Lisboa, o aviso está em vigor até às 03:00.
Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
O distrito de Faro esteve no domingo em aviso vermelho devido ao risco de "precipitação forte e persistente", devido à passagem da depressão Bernard.
Ventos fortes cruzados condicionaram as operações de aterragem e descolagem no Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro, tendo levado ao cancelamento de pelo menos sete voos, disse fonte da Navegação Aérea de Portugal (Nav) à Lusa.
A chuva intensa e os ventos fortes provocaram pequenas inundações, queda de árvores e de algumas estruturas um pouco por toda a região, afetando principalmente a zona do sotavento algarvio, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
O aviso vermelho para precipitação é emitido face a previsões de chuva superior a 40 litros por metro quadrado numa hora ou superior a 60 litros por metro quadrado num período de seis horas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.