Sábado – Pense por si

PSD exige esclarecimentos urgentes de Costa sobre "escândalos graves"

Miranda Sarmento considera que António Costa "tem que explicar se foi de facto o SIS", que está na sua tutela direta, que recuperou o computador do ex-assessor de João Galamba.

Pedro Catarino/Cofina

O líder parlamentar do PSD pediu hoje "esclarecimentos urgentes" ao primeiro-ministro sobre os "escândalos muito graves" que envolvem o Governo, exigindo que António Costa explique se foi o SIS que recuperou o computador do ex-assessor de João Galamba.

"O país exige que o primeiro-ministro preste esclarecimentos urgentes sobre tudo o que se está a passar na governação. Nas últimas semanas, e em particular nos últimos dias, temos assistido a um conjunto de situações e de escândalos muito graves que envolvem ministros e secretários de estado sem que o primeiro-ministro diga qualquer palavra sobre o estado atual da governação", disse Joaquim Miranda Sarmento, em conferência de imprensa na sede do PSD.

Para o líder parlamentar do PSD, o que se soube "nos últimos dias" e em particular na sexta-feira "obriga a que o senhor primeiro-ministro venha esclarecer os portugueses do que é que se passa no seio do seu Governo".

"Tem que mostrar ao país que ainda tem autoridade política, que ainda tem coesão interna no seu Governo e que ainda tem capacidade de governar o país", desafiou.

Miranda Sarmento considera que António Costa "tem que explicar se foi de facto o SIS", que está na sua tutela direta, que recuperou o computador do ex-assessor de João Galamba.

"Não é compreensível que se tenham chamado o Serviço de Informações de Segurança, que depende do primeiro-ministro, para recuperar um computador quando um furto normal se recorre à PSP", enfatizou.

O social-democrata deixa a questão: "que segredos, que informações, que comprometem o governo é que esse computador tem que justifiquem a chamada do SIS?".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.