Sábado – Pense por si

Popularidade de Costa cai, mas sondagens mostram PS reforçado

Diogo Barreto
Diogo Barreto 06 de junho de 2021 às 12:35
As mais lidas

O partido de Governo reúne quase 40% das intenções de voto, enquanto o PSD consegue 24%. O terceiro partido que reúne mais intenções de voto é o BE.

O primeiro-ministro António Costa desceu três pontos na popularidade, de acordo com a sondagem da Aximage para aTSF,Diário de Notícias eJornal de Notícias. De momento, o secretário-geral do Partido Socialista é visto de forma positiva, mas a sua popularidade baixou dos 55% para os 52%. No entanto, mesmo com a descida de popularidade do líder, ass intenções de voto no PS continuam a manter o partido distante do PSD e até a ganhar terreno ao partido liderado por Rui Rio. Caso as eleições legislativas se realizassem este domingo, o partido que está no Governo conseguiria 38,9%, mais 0,7 pontos percentuais do que há um mês. Já o PSD conseguia 24% das intenções (menos 2,1 pontos do que em maio). Há 14,9 pontos percentuais de distância entre os dois maiores partidos portugueses.

O Bloco de Esquerda surge em terceiro lugar com 8% das intenções de votos (menos 1,2 no último mês), seguido do Chega, com 7% (menos 0,2 pontos), CDU (5,7%), IL (5,2%), PAN (3,7%) e CDS (1,4%). O Livre surge com 0,3% dos votos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.