Sábado – Pense por si

Plantação de olival coloca em risco uma das mais antigas pontes romanas do país

Diogo Camilo
Diogo Camilo 17 de setembro de 2018 às 14:12

Considerada monumento nacional em 1967 e com 120 metros de comprimento, a ponte situada no concelho de Cuba fazia a ligação de Beja e Faro a Évora. Agora é posta em causa por uma empresa que instalou equipamentos de rega através de furos nos seus pilares.

A plantação de um olival superintensivo está a destruir uma ponte romana que atravessa a ribeira de Odivelas na freguesia de Vila Ruiva, concelho de Cuba, Alentejo. Ao jornal Público, o presidente do município alentejano, João Português, admitiu que as intervenções na estrutura de dois mil anos foram feitas sem o conhecimento da autarquia e "poderão pôr em causa a integridade arquitectónica e patrimonial do imóvel" que é considerado monumento nacional desde 1967.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?