Sábado – Pense por si

PJ deteve três portugueses de uma organização de tráfico de cocaína

Durante a investigação foi possível apreender 288kg de cocaína, e em buscas realizadas durante esta terça-feira foram apreendidos cerca de 125 mil euros.

A Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com o Office anti-stupéfiants, entidade francesa que combate o tráfico de droga, deteve esta terça-feira em Lisboa três pessoas de uma organização internacional de tráfico de estupefacientes.

A Operação Origami, que tem vindo a decorrer desde 2022, e levou as autoridades a desmantelar uma organização internacional de tráfico de estupefacientes, tendo conseguido identificar três situações de transporte de cocaína no casco de navios.

"Na prossecução da investigação desenvolvida em França e Portugal, apoiada por trabalho de recolha e pesquisa de matéria probatória e em intensa atividade policial, foi possível identificar e deter três pessoas de nacionalidade portuguesa no âmbito do cumprimento de Mandados de Detenção Europeu", afirma a PJ em comunicado.

Este grupo organizado dedicava-se à introdução de elevadas quantidades de cocaína provenientes da América Central, mais precisamente, do Brasil, até à Europa.

Durante a investigação também foi possível apreender 288kg de cocaína, e em buscas realizadas durante esta terça-feira foram apreendidos cerca de 125 mil euros.

Segundo o Correio da Manhã, um dos detidos é Heitor Brandão, que terá herdado as rotas marítimas de Xuxas, preso pela PJ pelo menos crime. Tem sido também referenciado como sendo apoiante do PSD nas listas à Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa.

O Departamento de Investigação e Ação Penal da Amadora procede com a investigação com o objetivo de identificar e deter outros presumíveis autores. Os três suspeitos detidos vão ser presentes junto do Tribunal de Relação em Lisboa e Évora para a aplicação de medidas de coação, afirma a PJ.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro