Sábado – Pense por si

PJ deteve três portugueses de uma organização de tráfico de cocaína

Andreia Antunes com Leonor Riso
Andreia Antunes com Leonor Riso 13 de dezembro de 2023 às 09:38
As mais lidas

Durante a investigação foi possível apreender 288kg de cocaína, e em buscas realizadas durante esta terça-feira foram apreendidos cerca de 125 mil euros.

A Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com o Office anti-stupéfiants, entidade francesa que combate o tráfico de droga, deteve esta terça-feira em Lisboa três pessoas de uma organização internacional de tráfico de estupefacientes.

A Operação Origami, que tem vindo a decorrer desde 2022, e levou as autoridades a desmantelar uma organização internacional de tráfico de estupefacientes, tendo conseguido identificar três situações de transporte de cocaína no casco de navios.

"Na prossecução da investigação desenvolvida em França e Portugal, apoiada por trabalho de recolha e pesquisa de matéria probatória e em intensa atividade policial, foi possível identificar e deter três pessoas de nacionalidade portuguesa no âmbito do cumprimento de Mandados de Detenção Europeu", afirma a PJ em comunicado.

Este grupo organizado dedicava-se à introdução de elevadas quantidades de cocaína provenientes da América Central, mais precisamente, do Brasil, até à Europa.

Durante a investigação também foi possível apreender 288kg de cocaína, e em buscas realizadas durante esta terça-feira foram apreendidos cerca de 125 mil euros.

Segundo o Correio da Manhã, um dos detidos é Heitor Brandão, que terá herdado as rotas marítimas de Xuxas, preso pela PJ pelo menos crime. Tem sido também referenciado como sendo apoiante do PSD nas listas à Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa.

O Departamento de Investigação e Ação Penal da Amadora procede com a investigação com o objetivo de identificar e deter outros presumíveis autores. Os três suspeitos detidos vão ser presentes junto do Tribunal de Relação em Lisboa e Évora para a aplicação de medidas de coação, afirma a PJ.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.