Sábado – Pense por si

Apreensão de cocaína nos Açores foi feita à margem da lei

Nuno Tiago Pinto , António José Vilela 15 de junho de 2023 às 20:00

Dois traficantes apanhados há quase um ano com mais de uma tonelada de cocaína nos Açores foram libertados. O tribunal entendeu que PJ, MP e Marinha agiram de forma ilegal.

O catamarã Klara navegava em águas da Zona Económica Exclusiva portuguesa. Lá dentro, Giovano Spaaij e Jacobus Willem descansavam nos seus camarotes, com o Sistema de Identificação Automática Marítimo desligado. Julgavam estar sozinhos quando, pelas 4h17 de 3 de agosto de 2022 foram abordados pela Marinha Portuguesa que, com dois inspetores da Polícia Judiciária (PJ), há vários dias monitorizavam a embarcação suspeita de estar envolvida no tráfico de droga.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.