Sábado – Pense por si

Parlamento aprova renovação do estado de emergência até 30 de abril

É o 15.º estado de emergência em Portugal desde que a pandemia começou.

O Parlamento aprovou esta quarta-feira a renovação do estado de emergência, o que permite a adoção de várias medidas para combater a pandemia de covid-19. É o 15.º estado de emergência desde março de 2020 e entra em vigor a 16 de abril, mantendo-se até 30 de abril.

D.R.

O Bloco de Esquerda foi o único partido a abster-se, e o PCP, PEV, bem como os deputados únicos Joacine Katar Moreira (independente), André Ventura (Chega) e Cotrim de Figueiredo (IL) votaram contra. Os restantes grupos parlamentares (PS, PSD, CDS, PAN) e a deputada única Cristina Rodrigues votaram a favor. 

Marcelo Rebelo de Sousa enviou o decreto ao Parlamento esta terça-feira, mantendo as mesmas normas aplicadas no 14.º estado de emergência.  

No último estado de emergência, PS, PSD, CDS, PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues votaram a favor. O Bloco de Esquerda absteve-se, enquanto PCP, Chega e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.