Sábado – Pense por si

Os outros vencedores (e derrotados) das Autárquicas

Diogo Camilo
Diogo Camilo 28 de setembro de 2021 às 14:12

Lisboa foi um de dois concelhos a serem decididos por menos de 1%, mas Lajes de Flores, nos Açores, viu o seu presidente ser eleito por uma diferença de apenas 18 votos. Em Bragança, Madeira e Açores, todos os concelhos foram ganhos com maioria absoluta. Em Figueira de Castelo Rodrigo, o Livre teve o pior resultado destas eleições: 9 votos.

O PS venceu mais câmaras, o PSD conquistou mais capitais de distrito e a capital, Lisboa. Mas não foram só estas as vitórias da noite. No Sardoal, o PS virou a câmara que era do PSD por uma diferença de 0,3 pontos percentuais - a mais pequena destas autárquicas. O PSD em Terras de Bouro mais do que dobrou os votos de há quatro anos: venceu com 35% em 2017 e agora conquistou 76%. Já o PS dominou nos distritos de Faro, Castelo Branco e Beja. Na Madeira, Açores e Bragança, todos os municípios foram ganhos com maioria absoluta. Setúbal foi o único distrito do país onde a maioria dos vencedores nos concelhos não ganhou a maioria dos mandatos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.