Sábado – Pense por si

Ordem dos Advogados distingue presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O juiz conselheiro António Gaspar, que cessa funções esta quinta-feira, recebeu a Medalha de Ouro pelo contributo na "defesa do Estado de Direito democrático".

A Ordem dos Advogados (OA) deliberou atribuir ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que cessa funções na quinta-feira, a Medalha de Ouro, pelo contributo na "defesa do Estado de Direito democrático", foi esta terça-feira anunciado.

Numa nota enviada à agência Lusa, a OA destaca o "contributo para a defesa do Estado de Direito democrático e no reconhecimento da relevância da advocacia para a sua afirmação" do juiz conselheiro António Silva Henriques Gaspar.

A Medalha de Ouro "homenageia um percurso ao serviço dos ideais da Justiça, dos direitos fundamentais dos cidadãos e do aperfeiçoamento da Ciência Jurídica", acrescenta a Ordem dos Advogados, cujo bastonário é Guilherme Figueiredo.

Henriques Gaspar é juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Foi eleito vice-presidente em Março de 2006 e reeleito em 2009.

Tomou posse como presidente do STJ em 12 de Setembro de 2013 para um mandato de cinco anos.

O juiz conselheiro António Joaquim Piçarra foi eleito em 18 de Setembro último para suceder a Henriques Gaspar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.