Indivíduos são todos de nacionalidade marroquina e terão efetuado uma travessia de "alguns dias". Entre eles encontrava-se um bebé de 12 meses.
Um grupo de 38 migrantes - que incluía 25 homens, seis mulheres e sete menores (entre os quais um bebé de 12 meses) - saiu do Norte de África com recuso a uma pequena embarcação de madeira e após uma travessia de "alguns dias", segundo apontou fonte da GNR, desembarcou na Praia de Boca do Rio, em Vila do Bispo, Algarve. O alerta foi dado pelas 20h05 de sexta-feira por um popular que se encontrava nas proximidades e o episódio valeu a mobilização de elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Lagos, da GNR e da Proteção Civil de Vila do Bispo para o local.
Polícia Maritima intercetou junto a Olhão embarcação com 11 imigrantes ilegaisLUIS FORRA/LUSA
Apresentando "sinais de saúde débil", os migrantes foram rapidamente assistidos pelo INEM e os Bombeiros de Vila do Bispo e Lagos, que realizaram uma avaliação clínica e garantiram "o fornecimento de água e comida". “Os migrantes encontravam-se em estado debilitado e a necessitar de cuidados médicos, apresentando sinais de desidratação e de hipotermia, tendo sido de imediato acionados os meios de socorro, que prestaram assistência no local", refere um comunicado da GNR.
Efetuada a avaliação dos estados de saúde, 10 deles (que incluía menores de 12 meses, oito e 10 anos) foram transportados para unidades hospitalares, indica ainda a nota da GNR. Os migrantes, todos de nacionalidade marroquina, acabaram por ser internados no hospital de Faro e apenas um foi transportado para o hospital de Portimão.
38 migrantes deram à costa no AlgarveJOÃO MATOS/LUSA
O grupo é presumível suspeito de "imigração ilegal por via marítima", porque "entrou em espaço Schengen de forma ilegal, sem cumprir os requisitos de entrada", adiantou à agência Lusa fonte da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras da GNR.
Segundo a SIC, a Câmara Municipal de Vila do Bispo terá disponibilizado um pavilhão em Sagres, para alojar estes migrantes. Este sábado já estão a ser ouvidos 31 dos migrantes no Tribunal de Silves, mas prevê-se que o processo não fique hoje concluído.
Ao que tudo indica, poderão ficar com Termo de Identidade e Residência; receber uma notificação de abandono voluntário do País ou ser sujeitos a abandono coercivo; ou instalados num centro de instalação temporária.
A embarcação também será alvo de inspeção por parte Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.