Sábado – Pense por si

O homem do PS que tentou calar os vizinhos de Arroios

Marco Alves
Marco Alves 24 de setembro de 2021 às 08:00

Rui Martins é próximo de Fernando Medina e confessa à SÁBADO que exerceu pressões para acabar com críticas à ciclovia da Almirante Reis. Administra vários grupos de vizinhos no Facebook, onde as juntas de freguesia são atacadas consoante a cor política

O caso remonta a setembro de 2020, quando a Câmara Municipal de Lisboa (CML) inaugurou a famosa e polémica ciclovia da avenida Almirante Reis. O projeto foi fortemente contestado, especialmente por um grupo de Facebook chamado “Vizinhos de Arroios” (2.500 membros), que tinha como administrador Luís Castro. Este, segundo informações que a SÁBADO obteve, terá sido pressionado para que o grupo parasse a contestação ao projeto. Por quem? Por Rui Martins, militante e candidato do PS nestas Autárquicas, que, em pedido de esclarecimentos à SÁBADO por telefone, admitiu a pressão: “Posso ter feito um apelo de moderação e de contenção, sim. Porque havia muitas queixas de pessoas que defendiam a ciclovia”, diz, sem precisar quem eram essas “pessoas”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.