Sábado – Pense por si

Nomeação da nova administração do hospital de Gaia está para breve, diz Governo

06 de maio de 2019 às 13:36
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Dias Alves cessou funções a 1 de abril. Tinha apresentado a demissão a 13 de novembro de 2018.

A nomeação do novo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho está para breve, disse hoje à Lusa a secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

"Está tudo em análise, rapidamente, aliás, brevemente teremos uma resposta", vincou Raquel Duarte à margem da cerimónia do 1.º aniversário da Unidade de Hospitalização Domiciliária daquele hospital.

O ex-presidente do Conselho de Administração, António Dias Alves, renunciou ao cargo,cessando funções a 01 de abril, anunciou o próprio na altura numa carta aos funcionários e a que a Lusa teve acesso.

"Para execução cabal da estratégia, bem como do contrato programa e de gestão [do centro hospitalar] é necessário um Conselho de Administração com a qualificação e coesão requeridas pela dimensão e complexidade do hospital, disso dei conta repetidamente à tutela, tendo colocado o lugar à disposição em 13 de novembro", referiu.

Volvidos três meses e dado a situação manter-se, não estando reunidas as condições necessárias, Dias Alves assumiu, na missiva, que não lhe restava outra alternativa senão renunciar ao cargo.

No final do mês passado, o Conselho de Administração adiantou que, apesar da renúncia ao cargo do presidente, tem "quórum deliberativo" para o exercício das suas funções.

"Como qualquer instituição do Serviço Nacional de Saúde, a gestão não está concentrada numa pessoa, mas sim num órgão de gestão como decorre dos estatutos dos Centros Hospitalares EPE, estando neste enquadramento previsto no respetivo regulamento interno e delegação de competências todas as situações de ausência de qualquer um dos membros do conselho de administração", vincou, em comunicado.

Foi sob a liderança de António Dias Alves que, em setembro de 2018, foi anunciada a demissão de um grupo de 52 diretores e chefes de serviço pela Ordem dos Médicos, no Porto, devido à falta de condições nas infraestruturas e equipamentos e escassez de profissionais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?