Sábado – Pense por si

Motoristas: Tanques da Transtejo e Soflusa asseguram serviço por cinco dias

05 de agosto de 2019 às 18:08
As mais lidas

A administração das duas empresas esclareceu que "tem mantido os seus tanques totalmente abastecidos", cuja capacidade garante a prestação do serviço de transporte fluvial no Tejo "durante cerca de cinco dias úteis".

A administração daTranstejoe Soflusa informou esta segunda-feira que os tanques de combustível das empresas apenas asseguram o transporte fluvial por cinco dias, mas dispõe de um plano de contingência caso a greve dos motoristas se concretize.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, a administração das duas empresas esclareceu que "tem mantido os seus tanques totalmente abastecidos", cuja capacidade garante a prestação do serviço de transporte fluvial no Tejo "durante cerca de cinco dias úteis".

Ainda assim, os passageiros não devem sair prejudicados porque a Transtejo eSoflusagarantem que "têm preparado um plano de contingência", que será ativado se a greve dos motoristas de matérias perigosas se efetuar, a partir de dia 12.

A administração não revelou, no entanto, se o abastecimento será efetuado por via marítima, como aconteceu na última paralisação destes profissionais, iniciada em 15 de abril.

Nessa ocasião, a greve causou a falta de combustível em vários postos de abastecimento em todo o país e os tanques da Transtejo e Soflusa acabaram mesmo por esgotar, levando a administração a acionar o plano de contingência para assegurar a normalidade do serviço.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, em Almada (distrito de Setúbal), aLisboa, enquanto a Soflusa é responsável por fazer a ligação entre o Barreiro e Lisboa.

O Sindicato Nacional dosMotoristasde Matérias Perigosas (SNMMP) e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) convocaram uma greve por tempo indeterminado, a partir de dia 12, que ameaça o abastecimento de combustíveis e de outras mercadorias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.