O incêndio destruiu uma área ainda por calcular de mato na freguesia de Cercal do Alentejo, com as operações de combate a serem dificultadas pelo vento forte.
Oincêndioque deflagrou esta segunda-feira numa zona de mato no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal) foi dado como dominado às 17:00, quase quatro horas após o alerta, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Segundo a fonte doComando Distrital de Operações de Socorro(CDOS) de Setúbal, o incêndio destruiu uma área ainda por calcular de mato na freguesia de Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, com as operações de combate a serem dificultadas pelo vento forte.
O alerta foi dado às 13:20, tendo o incêndio sido combatido por 195 operacionais de várias corporações debombeirosdos distritos de Setúbal, Lisboa e de Beja, apoiados por 59 veículos e seis meios aéreos, quatro aviões e dois helicópteros, adiantou a fonte.
De acordo com o CDOS, não há registo de danos pessoais, tendo apenas sido evacuadas três habitações e retiradas nove pessoas, por ter sido necessário cortar a estrada de acesso às casas.
As nove pessoas já regressaram, entretanto, às habitações.
O presidente da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, António Albino, adiantou à Lusa que as chamas consumiram mato, sobreiros, fardos de palha e restolho, perto do lugar de Catifarras.
"O vento forte fez com que as chamas se propagassem a uma velocidade estrondosa", relatou o autarca, que esteve a acompanhar as operações no terreno.
Segundo António Albino, o fogo terá tido origem nas traseiras de uma casa que serve de arrumos.
"Ao que tudo indica foi devido ao rebentamento de uma ou duas botijas de gás", mas o fogo "não chegou a atingir a habitação", referiu.
De acordo com o autarca, a Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal "já está no local" a averiguar as causas do incêndio.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»
Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.