O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, é aquele que mais casos de doentes com legionnella tem recebido, num total de 43.
O surto de 'legionella' nos concelhos Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, distrito do Porto, causou hoje mais uma morte, elevando para oito o número total de óbitos devido à doença, revelaram à Lusa fontes hospitalares.
O número de casos diagnosticados também aumentou hoje para 76, mais quatro em relação a quinta-feira, sendo que duas pessoas estão a receber cuidados no Hospital S. João no Porto, e outras duas a serem assistidas no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde se registou o óbito de hoje, indicaram fontes oficiais daquelas unidades de saúde.
A unidade matosinhense é a que mais casos de doentes com 'legionnella' tem recebido, num total de 43, sendo que seis morreram e 15 mantêm-se internadas, 12 em enfermaria, duas em cuidados intermédios e uma na unidade de cuidados intensivos.
No Hospital S. João, no Porto, já foram assistidas 8 pessoas com a doença, sendo que sete continuam internadas, dos quais quatro em enfermaria, uma em cuidados intermédios, e duas na unidade de cuidados intensivos.
No Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde o número de casos assistidos mantêm-se nos 25 pelo terceiro dia consecutivo, continuando internadas 16 pessoas.
Ainda assim, a unidade poveira anunciou hoje que converteu sete consultórios da consulta externa numa enfermaria com 10 camas, para responder a um possível aumento de casos de 'legionella' e também de covid-19.
No total, estas três unidades de saúde registaram, desde o início do surto, que continua com origem desconhecida, oito mortes nas 76 diagnosticadas, sendo que 38 continuam internadas
Na quarta-feira, o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto, tendo a Câmara de Vila do Conde confirmado que os técnicos das Delegações de Saúde locais já estão no terreno a fazer análises e várias estruturas fabris e comerciais
A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.
Mortes por legionella sobem para 8. Há 76 casos diagnosticados no Grande Porto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.