Sábado – Pense por si

Moniz da Maia deve mais de 500 milhões, mas fintou Novo Banco

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 02 de agosto de 2019 às 12:21

A Sogema liderada pelo milionário Moniz da Maia, que deve mais de 538 milhões de euros, diluiu as garantias bancárias com aumentos de capital.

A Sogema, sociedade gestora de participações em negócios da família Moniz da Maia, tem 99,5% da dívida de 538 milhões ao Novo Banco em incumprimento. Esta é a dívida mais alta que o banco está a vender num pacote a fundos-abutre. A informação está na lista de cerca de 60 empresas cujas dívidas o Novo Banco pôs à venda, a que a SÁBADO teve acesso e onde também consta o nome do presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira. O preço que o banco irá receber pela dívida poderá, contudo, ser mais curto do que o previsto – entre os problemas está uma manobra da administração da Sogema que já este ano diluiu as garantias bancárias detidas pelo Novo Banco.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.