Sábado – Pense por si

Ministério Público abre inquérito a José Guilherme

O empresário ofereceu uma prenda de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado e recusou depor perante a Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES

O Ministério Público instaurou um inquérito ao empresário José Guilherme depois da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso BES ter participado a sua recusa em depor no Parlamento.

Em resposta à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República adiantou que "foi instaurado um inquérito" e que "este encontra-se em investigação no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa".

Em Março, Fernando Negrão, presidente da CPI ao caso BES, entendeu enviar para o Ministério Público uma participação para aferir se a recusa de José Guilherme em ser ouvido no parlamento consubstancia um crime de desobediência.

A CPI pretendia ouvir o empresário, nomeadamente sobre a "prenda" de 14 milhões de euros que ofereceu ao então presidente do BES, Ricardo Salgado.

José Guilherme, que reside em Angola, tinha adiado a sua presença no Parlamento, alegando razões profissionais e de saúde, mas, segundo a comunicação social, o empresário terá estado na Amadora a 7 de Março.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?