Sábado – Pense por si

Governo deu Portugal como líder da vacinação com dados errados

Diogo Camilo
Diogo Camilo 14 de julho de 2021 às 08:00

Dados partilhados todos os dias pelo Ministério da Saúde e divulgados em portal do SNS são diferentes dos publicados pela task-force e incluem dias com mais de 200 mil inoculações - que nunca aconteceram. Serviços do Ministério não confirmam se os seus números são oficiais. Uma semana depois, dados corretos da DGS e task-force colocaram Portugal (oficialmente) como o n.º 1 da vacinação no mundo.

A 2 de julho, sexta-feira, o Governo divulgou um gráfico que anunciava Portugal como líder da vacinação contra a covid-19 na União Europeia nessa semana. A fonte de informação era o site Our World in Data e, a confirmar-se, Portugal seria não só o país da Europa com maior ritmo de administração de vacinas, como o líder mundial da vacinação na semana entre o fim de junho e o início de julho. O problema aqui? É que os dados que a publicação usou, e que o Governo publicou e o Ministério da Saúde partilhou, não são os mesmos que a task-force e a DGS divulgaram para esse período.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.