
Detetados 21 novos casos de monkeypox em Portugal. São já 297
Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, revela a Direção-Geral da Saúde.
Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, revela a Direção-Geral da Saúde.
A nível mundial, considerando os países e territórios com mais de um milhão de habitantes, Taiwan tem a maior média de novos casos diários (3.070), seguida de Portugal, Nova Zelândia (1.340), Austrália (1.140) e Panamá (690).
É ainda o segundo no mundo a contabilizar mais novos casos por milhão de habitantes nos últimos sete dias.
A média diária de novos casos está em 2.290 por milhão de habitantes, seguindo-se a Irlanda, com 636, Alemanha, com 533, Itália (448) e França (435).
O fim das máscaras, a 21 de abril, teve uma inevitável consequência: Portugal era o 17º com mais mortes. Passou a 2º.
A média diária da União Europeia neste indicador está em 447 novos casos, enquanto a mundial está em 64.
Portugal apresenta uma média diária de 1,93 mortes por milhão de habitantes atribuídas à doença nos últimos sete dias, abaixo da média da UE neste indicador, que está em 2,13.
Dos países da UE, a Dinamarca apresenta a média maior (7,54), seguida da Estónia (6,79), Letónia (6,5) Lituânia (6,48) e Eslováquia (6,06).
País apresenta uma média diária de 2,25 mortes por milhão de habitantes atribuídas à doença nos últimos sete dias, abaixo da média da União Europeia.
A OMS recomenda que os países continuem vigilantes e prudentes, numa altura em que vários países da Europa começaram a aliviar as restrições contra a pandemia. Portugal é um dos países com maior abertura, mas apenas a Dinamarca e a Irlanda colocaram já um fim a todas as medidas relacionadas com a pandemia.
"Aqueles que acreditam ter feito triunfar alguns princípios mostraram que lhes faltam princípios", disse o presidente sérvio, acusado de autoritarismo pela oposição.
Portugal teve uma média diária de 1,52 mortes por milhão de habitantes atribuídas à covid-19, a mesma média da Áustria, enquanto a Suécia teve uma média de 0,94 neste indicador e a Irlanda de 1,15.
Entre os casos de contágio regista-se uma taxa de mortalidade de 1,33 por cento, com uma média diária de 1,63 novas mortes diárias nos últimos sete dias.
Portugal está atrasado na administração da dose de reforço da covid-19, o que justifica as novas medidas restritivas. Mas o que vão fazer os países europeus mais avançados na terceira dose? Dinamarca e Áustria endureceram medidas. Malta apelou aos cidadãos.
Os contactos sociais das pessoas não-vacinadas também serão restringidos, de acordo com Angela Merkel.
Portugal apresenta uma média diária de 140 casos, registando uma ligeira tendência de aumento no último mês como se verifica, aliás, na grande maioria dos países da União.