
Quase 30 concelhos em risco máximo de incêndio sobretudo no interior
Concelhos pertencem aos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança.
Concelhos pertencem aos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança.
Concelhos pertencentes aos distritos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre estão hoje em alerta máximo.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até ao fim de semana.
As temperaturas mínimas esta quarta-feira vão oscilar entre os 16.º (Viana do Castelo, Guarde e Viseu) e os 22.º (Bragança) e as máximas entre os 23.º (Sagres) e os 38.º (Bragança).
A maioria dos concelhos do Norte e do Centro estão em risco máximo de incêndio, o Algarve está tendencialmente em risco muito elevado e quase todo o Alentejo em risco elevado de incêndio.
Já o incêndio de Soutelinho da Raia, Vila Real, considerado preocupante durante a noite, está quase extinto.
O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira.
O risco extremo de infeção verifica-se quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes.
Para esta segunda-feira, o IPMA prevê uma pequena subida de temperatura. As temperaturas máximas vão variar entre os 22º, em Aveiro, e os 32º, em Castelo Branco, Évora, Beja e Faro.
Regras de desconfinamento podem mudar após a reunião no Infarmed mas, se continuarem iguais, 14 concelhos já garantiram que vão recuar - mesmo que não tenham casos na próxima semana. Só existem três municípios de alta densidade que não estão recuados ou em alerta.
Existem 61 municípios em risco muito elevado - eram 46 na semana passada. Para a próxima semana, realiza-se uma reunião do Infarmed em que será discutida nova estratégia de desconfinamento. Governo aprovou ainda proposta de lei que limita os preços dos combustíveis
Vinte e um concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco e Faro apresentam risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Centenas de pessoas manifestaram-se contra as medidas que impedem a propagação da pandemia em Lisboa e Porto, mas algumas levaram uma t-shirt que defendia o contrário.
Idêntica manifestação foi anunciada para a mesma ocasião, em Lisboa, do Terreiro do Paço à Assembleia da República.
Concelho do distrito de Santarém é de alta densidade e registou incidência acima 120 casos por 100 mil habitantes pela segunda semana consecutiva, mas não recuou e não está em situação de alerta. Porto já sabe que vai manter-se em risco muito elevado, oito concelhos em alerta já sabem que vão recuar na próxima semana.
Loulé, Faro e Lagos registaram tantos casos esta semana que continuarão em risco elevado por mais duas semanas, mesmo que não registem casos. Portimão tinha recuado esta semana se tivesse confirmado apenas mais um caso.