Sábado – Pense por si

Marta Temido sobre primeira vacina: "A união torna-nos mais fortes"

27 de dezembro de 2020 às 10:30
As mais lidas

A ministra da Saúde esteve no hospital de São João do Porto onde foi dada a primeira vacina contra a covid-19.

Marta Temido saudou os profissionais de saúde após a administração da primeira vacina contra a covid-19 em Portugal. A primeira vacina foi dada a António Sarmento, diretor do serviço de Infecciologia do Hospital de São João, no Porto.

"Desde há longos meses que os profissionais de saúde do SNS e de outros conjuntos de setores na nossa sociedade vêm colaborando no sentido de garantir melhor assistência a quem está infetado", afirmou, elogiando ainda a capacidade dos profissionais nas últimas horas de "um trabalho em conjunto para hoje estarmos aqui", "não só a componente logística do SNS mas também Infarmed, DGS".

"Todos estes factos evoco para dizer que a união nos torna mais fortes e é mesmo a forma de ultrapassar as coisas difíceis que a vida nos traz. É muito ainda o que temos que enfrentar. É um apelo a que mantenhamos capacidade de união, o inverno ainda mal começou, se conseguimos chegar aqui foi porque caminhámos juntos", considerou a governante.

A ministra da Saúde reiterou que vacinar contra a covid-19 em primeiro lugar os profissionais de saúde foi uma "escolha pragmática" e que em janeiro arranca o programa de vacinação em estruturas para idosos.

"[Foi] uma escolha pragmática num momento que é apenas um primeiro momento de uma fase. Recebemos vacinas ontem [sábado] e vamos receber mais vacinas amanhã [segunda-feira] e vamos receber mais vacinas nas quatro semanas de janeiro. Estimamos que nessas semanas de janeiro passemos das vacinações a profissionais de saúde para as vacinações a estruturas residenciais para idosos", disse Marta Temido.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.