Sábado – Pense por si

Primeira vacina em Portugal dada ao infecciologista António Sarmento

27 de dezembro de 2020 às 10:07
As mais lidas

Primeira vacina foi administrada ao infecciologista António Sarmento, diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de São João, no Porto.

Já foi vacinada contra a covid-19 a primeira pessoa em Portugal. Trata-se de António Sarmento, 65 anos, diretor do serviço de Infecciologia do Hospital de São João, no Porto. Trabalha naquela unidade de saúde há 42 anos. É também professor da Faculdade de Medicina do Porto. A vacina foi administrada pela enfermeira Ana Isabel Ribeiro.

"Estou absolutamente tranquilo com a vacina. Estou confiante, otimista, com esperança e acho que estou como qualquer outro cidadão. Fui chamado para fazer a vacina e fi-la com toda a tranquilidade. O risco não é zero, mas também não é zero para nenhuma vacina nova que se venha a desenvolver", frisou António Sarmento. 

O médico recordou as últimas vacinas que surgiram e "tudo correu bem". 

"Tem sido o ano mais difícil das nossas carreiras e é uma esperança para continuarmos o nosso trabalho contra a covid-19", disse Ana Isabel Ribeiro. "Foi uma honra" vacinar António Sarmento: "Senti-me mais tranquila por ser o professor. Trabalhamos muito em equipa e é o culminar desse trabalho... Foi muito bom ter sido eu." Ribeiro será vacinada esta tarde. 

No hospital Curry Cabral, o primeiro médico a ser vacinado foi Fernando Nolasco.

O primeiro lote de 9.750 doses da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech -- a primeira a ser lançada no mercado, depois de ser autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) - chegou este sábado e vai ser complementado na segunda-feira com um segundo contingente de 70.200 doses, que se traduz num acumulado de 79.950 doses para o arranque do plano de vacinação, destinado primeiramente a profissionais de saúde.

Os profissionais dos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central são os primeiros a ser vacinados.

O Centro Hospitalar e Universitário de São João, no Porto, anunciou no sábado que prevê vacinar hoje 2.000 profissionais.

A ministra da Saúde, Marta Temido, que acompanhou o processo de chegada do primeiro lote de vacinas ao país, também estará hoje presente nos hospitais do Porto e de Coimbra para acompanhar o início do processo de vacinação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.