Sábado – Pense por si

Marcelo Rebelo de Sousa transportado para o hospital após desmaio em faculdade na Caparica

SÁBADO
SÁBADO 05 de julho de 2023 às 15:35
As mais lidas

Presidente da República "está bem disposto, a falar normalmente". Está no Hospital de Santa Cruz a realizar exames.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa desmaiou quando estava na Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Caparica. O chefe de Estado foi transportado para o Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.

Fonte oficial do Palácio de Belém indica que "o Presidente da República teve uma indisposição após uma visita na Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, e foi ao Hospital de Santa Cruz por precaução".

A Rádio Renascença adianta que a quebra de tensão sentida pelo Presidente se deveu ao calor que estava no local.

Entretanto, o chefe da casa civil da Presidência já indicou aos jornalistas que Marcelo "está bem disposto, a falar normalmente". Fernando Frutuoso de Melo, à entrada do Hospital de Santa Cruz, indicou ainda que o Presidente "está conscientíssimo, aliás, posso-lhe dizer que me ligou do telemóvel da ambulância, portanto, está perfeitamente".

"Nem queria que anulássemos a agenda da tarde", acrescentou.

Segundo Frutuoso de Melo, a situação "parece um simples desmaio, mas obviamente os médicos vão fazer os exames todos que acham necessários" e depois "em função disso os médicos decidirão" o que deve ser feito.

A indisposição de Marcelo Rebelo de Sousa aconteceu no fim de uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no concelho de Almada, que não constava da sua agenda enviada à comunicação social.

Nesta visita, estava acompanhado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

"O Presidente fez uma visita a um laboratório na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e à saída depois da visita estava a falar com um grupo de investigadores quando se sentiu mal", relatou o chefe da sua Casa Civil.

Pelas 17h05, Marcelo Rebelo de Sousa ainda se encontrava no hospital.

A escolha pelo Hospital de Santa Cruz, deveu-se, segundo explicou o chefe da Casa Civil, ao facto de aqui ser seguido. "Imediatamente o nosso médico foi informado e achou que o melhor era vir para aqui, que é onde tinha sido seguido e onde está o seu ficheiro médico mais recente."

Atualmente com 74 anos, o Presidente da República foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, no seu primeiro mandato, em 28 de dezembro de 2017. Em 23 de junho de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa sentiu-se mal à saída da Basílica do Bom Jesus, em Braga, e foi amparado por elementos do seu gabinete. O chefe de Estado foi observado no Hospital de Braga, onde lhe foi diagnosticada uma gastroenterite aguda, informou na altura a Presidência da República.

Ainda no primeiro mandato, em 30 de outubro de 2019, deu entrada no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, para ser submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, tendo tido alta hospitalar no dia seguinte. Já no segundo mandato, a 15 de dezembro de 2021, foi operado, com sucesso, a duas hérnias inguinais no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.

Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.