Sábado – Pense por si

Marcelo convidou Trump a visitar Portugal mas diz que nada está confirmado

15 de julho de 2019 às 13:12
As mais lidas

"Não há confirmação nenhuma" sobre a visita de Trump, confirma o Presidente da República. O convite foi feito em novembro.

O chefe de Estado,Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que, em novembro do ano passado, em Paris, convidou formalmente o Presidente norte-americano a visitar Portugal, mas acrescentou que nada está confirmado.

"Convidei, de maneira assim mais formal e clara, em Paris, por altura do armistício, em 11 de novembro", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à saída de uma iniciativa no Centro de Congressos do Estoril.

Questionado sobre em que ponto está o processo de marcação da visita, o Presidente da República respondeu: "Não há confirmação nenhuma".

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito no sábado à noite, em Paris, que tinha feito esse convite a Donald Trump da última vez que tinha estado na capital francesa, em novembro, adiantando que o Presidente dos Estados Unidos da América "disse logo na ocasião que estava muito interessado e disponível a visitar Portugal".

Contudo, sobre uma eventual visita a realizar no final de agosto, o chefe de Estado referiu: "Não temos confirmação ainda relativamente a essa visita".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.