NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O Presidente da República aconselhou os portugueses a estarem atentos na procura da verdade após a fotomontagem divulgada na sequência da fuga de três homens do TIC do Porto.
O Presidente da República considerou esta segunda-feira inaceitável que tenha sido divulgada uma montagem fotográfica com idosos estrangeiros para atacar o ministro da Administração Interna e aconselhou os portugueses a estarem atentos na procura da verdade.
Esta fotomontagem foi divulgada na sequência da fuga de três homens do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, de cuja detenção também foram divulgadas fotografias.
Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o caso após um passeio de eléctrico em Lisboa com os reis dos belgas, e disse subscrever a posição do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, de que "há um respeito pela dignidade das pessoas que é próprio do Estado de direito democrático que torna inaceitável uma situação daquelas".
Neste contexto, acrescentou: "Nós temos de estar preparados para aquilo que de vez em quando acontece, nomeadamente nos meios mais expeditos de comunicação de imagens ou de informações, ou ditas informações, que são montagens, que não correspondem à realidade".
"E, portanto, é difícil - isso já foi discutido em vários países - reagir em relação a isso", considerou o chefe de Estado, referindo que, "por exemplo, a França que está a votar uma lei, mas para período eleitoral" sobre esta matéria.
"Simplesmente, eu penso que, mais do que estar a votar leis, o mais importante é, em termos de cultura cívica, as pessoas estarem atentas à procura da verdade e à busca da verdade e, portanto, atentas àquilo que pode ser uma montagem em relação à verdade", defendeu.
Marcelo considera inaceitável montagem fotográfica para atacar ministro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.