O Presidente da República aconselhou os portugueses a estarem atentos na procura da verdade após a fotomontagem divulgada na sequência da fuga de três homens do TIC do Porto.
O Presidente da República considerou esta segunda-feira inaceitável que tenha sido divulgada uma montagem fotográfica com idosos estrangeiros para atacar o ministro da Administração Interna e aconselhou os portugueses a estarem atentos na procura da verdade.
Esta fotomontagem foi divulgada na sequência da fuga de três homens do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, de cuja detenção também foram divulgadas fotografias.
Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o caso após um passeio de eléctrico em Lisboa com os reis dos belgas, e disse subscrever a posição do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, de que "há um respeito pela dignidade das pessoas que é próprio do Estado de direito democrático que torna inaceitável uma situação daquelas".
Neste contexto, acrescentou: "Nós temos de estar preparados para aquilo que de vez em quando acontece, nomeadamente nos meios mais expeditos de comunicação de imagens ou de informações, ou ditas informações, que são montagens, que não correspondem à realidade".
"E, portanto, é difícil - isso já foi discutido em vários países - reagir em relação a isso", considerou o chefe de Estado, referindo que, "por exemplo, a França que está a votar uma lei, mas para período eleitoral" sobre esta matéria.
"Simplesmente, eu penso que, mais do que estar a votar leis, o mais importante é, em termos de cultura cívica, as pessoas estarem atentas à procura da verdade e à busca da verdade e, portanto, atentas àquilo que pode ser uma montagem em relação à verdade", defendeu.
Marcelo considera inaceitável montagem fotográfica para atacar ministro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.