No sábado um outro veleiro já havia sido atacado por um grupo de orcas, tendo provocado o naufrágio da embarcação.
A GNR apoiou na segunda-feira um veleiro que foi atacado por orcas ao largo da Costa de Caparica, em Almada, depois de no sábado um grupo de orcas ter provocado o naufrágio de uma embarcação.
Veleiro afunda-se na Costa da Caparica após ataque de orcasDR
Em comunicado, a GNR explica que a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) apoiou na segunda-feira um veleiro que estava em dificuldades depois de ter sofrido sucessivos embates no patilhão provocados por orcas.
A embarcação estava a 10 milhas náuticas da Costa da Caparica, no concelho de Almada, e quando foi atacada os tripulantes pediram ajuda, manifestando a intenção de seguir para o porto de Cascais.
Perante o pedido de auxílio, a embarcação CPV Bojador, que fazia uma operação de patrulhamento, acompanhou e prestou o apoio necessário ao veleiro, garantindo as condições de segurança durante todo o trajeto.
No sábado, um grupo de orcas provocou o naufrágio de um veleiro ao largo da Costa da Caparica. Todos os tripulantes foram resgatados.
Também no fim de semana, uma outra embarcação marítimo-turística que estava ao largo da Baía de Cascais precisou de ajuda depois de uma "interação com orcas", segundo a Autoridade Marítima Nacional.
De acordo com o portal orcas.pt, este ano já foram registadas mais de 70 interações entre orcas e veleiros.
A informação na Marinha portuguesa e do Instituto Hidrográfico disponível 'online' indica que este ano foram emitidos 50 avisos à navegação por eventos com orcas.
Mais um veleiro atacado por orcas na Costa da Caparica
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Em 2022, um artigo científico comparou 441 estimativas de 42 diferentes estudos. A sua conclusão foi de que não podem rejeitar a hipótese de uma descida de IRC não ter impacto no crescimento. Isto quer dizer que, mesmo depois de 441 estimativas, não podemos ter a certeza que exista.
Há uma data que, anualmente, marca discretamente o princípio do fim. O Earth Overshoot Day marcou o ponto de ruptura, expondo o descompasso entre o que exigimos da Terra e o que esta consegue repor.
José olhava para o álbum com expressão nostálgica. "A Patrícia perguntou-me no outro dia se não me arrependo de ter estragado a família. E eu não soube o que responder."