Ex-eurodeputada socialista foi alvo de um processo cível da empresária angolana. Ativistas angolanos elogiam "longa luta por uma Angola democrática" e o "exemplo de integridade" de Ana Gomes.
Mais de 30 ativistas angolanos manifestaram hoje solidariedade para com a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, alvo de um processo cível da empresária angolana Isabel dos Santos, elogiando a "longa luta por uma Angola democrática" e o "exemplo de integridade".
"Talvez a nossa posição não seja relevante para a senhora Ana Gomes, em virtude da sua fibra emocional e ética, que não a permite abalar-se frente a luta pela verdade e justiça social. Mas temos a obrigação moral de estar ao lado dela por duas razões essenciais: a sua longa luta por uma Angola democrática, e o seu exemplo de integridade", lê-se numa carta aberta, enviada à agência Lusa.
A ex-eurodeputada Ana Gomes defendeu na quinta-feira, durante as alegações finais de um processo cível interposto pela empresária angolana no tribunal de Sintra a propósito de 'tweets' publicados em outubro pela ex-eurodeputada, que a queixa de Isabel dos Santos é uma tentativa sinistra de a silenciar, enquanto o advogado da empresária considerou que chamar criminosas às pessoas excede a liberdade de expressão.
"À semelhança da posição da senhora Ana Gomes, nós também partilhamos o consenso de que a origem da riqueza que a senhora Isabel dos Santos possui é resultante do favorecimento, fundado sob uma economia extrativa e desumana, da qual o pai foi arquiteto e a filha uma das principais beneficiárias", lê-se nesta tomada de posição assinada por 33 cidadãos angolanos.
"Por estas e outras razões, Isabel tem de justificar a origem da riqueza que tem", conclui o texto.
Entre os signatários da carta enviada à Lusa, cujo primeiro subscritor é o pastor Elias Isaac, estão Domingos da Cruz, um dos acusados de tentativa de subversão do Estado, e que foram depois indultados, entre líderes de várias organizações da sociedade civil, jornalistas, professores universitários e estudantes.
Mais de 30 ativistas angolanos expressam apoio a Ana Gomes
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.