Mais de 2500 operacionais e 26 meios aéreos combatem chamas no País

Lusa 07 de setembro de 2019
As mais lidas

Lavram este sábado 71 incêndios, sendo os mais preocupantes os dos concelhos de Sobral de Monte Agraço e Alcobaça. No total, os 71 fogos mobilizam 2.502 operacionais, 738 viaturas e 26 meios aéreos.

Mais de 2.500 operacionais e 26 meios aéreos estão este sábado à tarde envolvidos no combate dos 71 incêndios, sendo os mais preocupantes os que lavram nos concelhos de Sobral de Monte Agraço e Alcobaça, segundo a Proteção Civil.

A página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, às 18:00, 71 incêndios, 14 dos quais em curso, oito em resolução e 49 em conclusão.

No total, os 71 fogos mobilizam 2.502 operacionais, 738 viaturas e 26 meios aéreos, sobretudo nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Braga, Castelo Branco, Vila Real e Viana do Castelo.

Nas ocorrências importantes, a ANEPC destaca o incêndio no concelho de Alcobaça, que está a ser combatido por 134 operacionais e 40 viaturas.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria disse à Lusa que o fogo, que começou às 13:36 na localidade de Maiorga, está a lavrar numa zona de "difícil acesso", estando a queimar mato e eucaliptal.

O incêndio que lavra desde o fim da manhã de hoje no concelho de Sobral de Monte Agraço tem 223 operacionais, 64 viaturas e três meios aéreos.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, "face à intensidade" do fogo foram reforçados os meios de combate, designadamente operacionais e viaturas.

A mesma fonte adiantou que o incêndio, que começou às 12:40 na freguesia de Santo Quintino, "está ativo", tem uma frente ativa e não estão em perigo localidades, estando a arder uma zona eucaliptal.

Nas ocorrências importantes da Proteção Civil constam ainda os incêndios nos concelhos da Mealhada e de Águeda, apesar de se encontrarem em fase de resolução.

Estes dois fogos concentram um total de 389 operacionais, 118 viaturas e um meio aéreo.

Entretanto, o incêndio que começou na sexta-feira à noite no concelho de Marco de Canaveses está em fase de conclusão, permanecendo ainda no local 112 operacionais e 35 viaturas.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais